sexta-feira, 15 de abril de 2011

EBAY - Tudo que vc precisa saber...

Eu estava me preparando p/ fazer um suuuuper post explicando tudo que fosse possível sobre compras no Ebay, já que muita gente me pede dicas (acho que é um dos assuntos campeões de emails). Enquanto eu tentava organizar as idéias, lembrei que uma vez li no blog Trend Twins dicas valiosíssimas sobre compras no eBay. Voltei lá p/ ler e vou transcrever aqui no blog (c/ alguns add meus), claro, que com os devidos créditos à Ana Farias (dona do Blog) e à Renata Kelly (colaboradora do blog).

As dicas e os assuntos estão separados por perguntas. Se não quiser saber toooodo o funcionamento do site, procurem direto nas perguntas o assunto que interessa a vcs. Espero que ajude!!

P/ comprar pelo eBay...

Você vai precisar de:
• Ter uma conta no eBay (é auto-explicativo);
• Compreender e escrever um pouco de inglês (eu, Bianca, uso  ferramenta de idiomas do google, que é uma mão na roda p/ o que não consigo entender no site);
• Ter uma conta no Paypal (e tb um cartão internacional!)

1. Como Funciona o eBay?
É o mesmo esquema do Mercado Livre (ML): o vendedor anuncia o produto, você tira todas as suas dúvidas, e só então faz a compra. Um dos princípios básicos da política do eBay é a livre negociação de boa fé entre as partes. A comunicação é bem aberta, você pode inclusive pedir mais fotos do produto e até trocar email direto com o seu vendedor, coisa que já não rola no ML.

2. Que garantia o eBay me oferece?
Existe uma garantia sobre a segurança na transação: fica assegurado que, após o pagamento, você receberá exatamente o produto que adquiriu. Nada a ver com a garantia do produto, hein gente, é garantia de se receber pelo que se pagou. Para saber se o produto tem a proteção do eBay é só procurar este selo aqui:

3. Afinal, o que é esse tal de PayPal?
Trata-se de uma empresa que atua em 190 países, fazendo a intermediação do pagamento entre comprador e vendedor (por exemplo, você aqui no Brasil, e um vendedor no exterior). O PayPal é aceito inclusive fora do eBay, em sites internacionais como o StrawberryNet, o Cosme-De, etc.
Funciona da seguinte forma: o PayPal guarda as suas informações financeiras (nº de cartão de crédito, etc), no mais absoluto sigilo, para que você possa comprar online com segurança, sem ter que passar estes dados diretamente para o vendedor.

4. Como me cadastro no PayPal?
Diretamente no site deles, com opção de fazer tudo em português.
Após se cadastrar, o site vai conferir os dados financeiros que você passou. Depois, vai mandar uma mensagem para o email que você usou (1), para conferir se ele é válido. Para conferir se o cartão ou conta informada é real, o site fará um pequeno débito, de menos de US$2 (esse valor será devolvido em sua primeira compra). Na fatura do cartão virá esse valor debitado, e, ao lado, um código de quatro dígitos (2). Para terminar de efetuar o cadastro, você deverá abrir o email de conferência (1), entrar no link do PayPal, e digitar esse código (2). Voilà! Tá feito o seu cadastro.

5. No eBay, eu só posso pagar pelo PayPal?
Pra nós aqui do Brasil, é o meio mais seguro, viu! Pode até ser que um vendedor aceite pagamento com cartão de crédito internacional direto, mas não recomendo que você passe o seu nº de cartão, e muito menos o código de segurança, para um desconhecido. Por melhor que seja a qualificação dele. Já o PayPal é amplamente aceito no eBay, até porque um comprou o outro. Sem falar que ao usar o PayPal você se qualifica para a proteção do eBay. *Nunca, jamais, digite sua senha do PayPal no link do email. Vá até a página oficial do PayPal, e verifique se o email é legítimo. Recomendo a leitura deste link do PayPal para evitar frias.

6. Escolhendo o item (new/used/pre-owned):
No eBay tem de tudo, mas tudo mesmo, inclusive muitas coisas usadas, que você poderá encontrar com as terminologias used ou pre-owned. Claro que as coisas usadas têm um preço muito melhor, e com certeza vão chamar a sua atenção. *E aí vem o alerta. Nossa política de importação tem restrição para a entrada de coisas usadas no Brasil. Nem tudo a receita examina, especialmente se for só um produto para uso pessoal, sem fins comerciais. Mas, se for pedir alguma coisa usada, esteja ciente de que a entrada destes produtos poderá enfrentar restrições.

7. Shipping & Handling (Frete e Envio):
Ao contrário das nossas comprinhas no Brasil, em que pagamos exclusivamente o valor do frete (shiping), centavinho por centavinho, no eBay é comum o vendedor cobrar também pelo manuseio da mercadoria (handling). Mas como assim? Simples. No shipping, o vendedor cobra o custo do selo, ou seja, o envio propriamente dito. Já o handling engloba a despesa pelo combustível, o tempo gasto nos correios, o papel bolha e a embalagem – que, convenhamos, PRECISA ser caprichada, já que o produto vem numa viagem looooonga e ninguém merece receber sombra esfarelada.

8. Seguro (Insurance):
A maioria dos vendedores oferece seguro no frete, cobrado à parte e opcional. Custa um pouquinho a mais, mas aí você vai dormir tranqüila. Para contratar o seguro, você tem que optar pelo frete com rastreamento (no caso o USPS Priority ou o Express). Aquele frete mais em conta (First Class) não tem rastreamento. Portanto, ao contratar o seguro, você terá que mudar automaticamente o seu método de envio. Para coisas mais caras, acho que vale à pena contratar seguro. Mas vai de cada um. Caso você precise acionar o seguro, é preciso envolver o seu vendedor, pois foi ele quem contratou o serviço nos correios do país de origem. Nunca precisei acionar, mas acredito que qualquer vendedor será solícito quanto a isso, já que é do interesse dele ser qualificado positivamente, e isso só ocorre caso você receba o produto.

9. Seguro x Alfândega:
Nunca tente negociar com o vendedor a declaração de um valor menor do que o que você pagou pelo produto. Além do problema de estar cometendo fraude, você ficará desprotegida caso a mercadoria se perca e o seguro precise ser acionado. Imagine que você comprou uma bolsa de US$ 120, e que tenha contratado o seguro de transporte nesse valor. Ela desaparece no meio do caminho. Você aciona o seguro. O valor declarado para a alfândega foi de, suponhamos, US$ 50. O site vai descobrir a fraude, e o seguro não será pago. Ou será pago com base nos US$ 50. (Eu, Bianca, costumo pedir que eles coloquem na descrição do produto "Material Artístico", principalmente qdo compro makes. Costuma passar tranquilamente, visto que nunca fui taxada pela Receita Federal, graças a Deus).

10. Por que a qualificação de compradores e vendedores é importante?
Em se tratando de internet, ninguém está livre de se deparar com um caloteiro que recebe sua grana e não faz a entrega, ou que entrega produto diferente do combinado, ou até falsificado. Por isso, é fundamental a precaução antes da compra. Fiquem de olho na qualificação (reputação) do vendedor.

11. Como faço para conhecer o Feedback Profile do vendedor?
Moleza! Basta clicar no número entre parênteses que fica ao lado do nome do vendedor. Você será redirecionado para a página de feedback profile dele, e vai encontrar todas informações que precisa.



12. Quais informações devo procurar no feedback do vendedor?
Em minha opinião, o vendedor não precisa ter 100% de reputação. (Eu, Bianca, dou crédito até uns 90% de reputação positiva). Se um vendedor tem 15.000 vendas e uma negativação, penso que o cara não pode ser tão mal assim. Afinal são 14.999 bolas dentro, contra uma única bola fora! Mas isso é de cada um, claro, só estou dizendo como é o meu critério. Depois de ver o percentual de negativações do vendedor, procuro o comentário do insatisfeito para saber se tem fundamento, e se o vendedor respondeu à reclamação informando que resolveu o problema. Só depois decido se faço ou não a compra com ele. Problemas sempre podem acontecer. O que faz diferença é o empenho do vendedor pra resolvê-los. (E muitas vezes o vendedor é injustiçado pq o comprador não foi honesto ou não tinha prática em compras pelo eBay, o que é muito comum).

13. Como qualificar o vendedor na pós-venda?
Ao final de cada compra, você e seu vendedor vão se qualificar mutuamente. Os quesitos que você vai avaliar são aqueles pintadinhos de azul no quadro da pergunta 11. No quesito “tempo de envio”, tem que considerar que é uma compra internacional, passa pela Receita, ANVISA, etc. Então, não é pra avaliar o tempo que levou para chegar até a sua casa. Aqui você deve avaliar quanto tempo ele levou para postar o seu produto. Se ele enviou no dia seguinte, vale as 5 estrelinhas. Se demorar uma semana para postar, já perde ponto. Só não vale tirar estrelinhas por conta da demora nos correios. Lembre-se que você está avaliando o vendedor e não os correios ou a Receita! No quesito “taxas de frete”, também vale a regra do bom senso. Essas qualificações são muito importantes para os vendedores. Já li lá no fórum do eBay que se o vendedor ficar abaixo da média, o eBay pode bloqueá-lo. Então, meninas, não custa nada ter cuidado na hora de qualificar, para não cometer nenhuma injustiça. Afinal, queremos que eles continuem enviando para o Brasil, né?

14. O vendedor disse que não envia para o Brasil. Por quê?
O eBay permite que o vendedor estabeleça suas próprias regras, inclusive para onde enviar. Muitos vendedores já foram prejudicados por maus compradores no Brasil e deixaram de trabalhar com a gente, o que é uma pena.

15. Existe uma política de devolução e prazo para pagamento?
Cada vendedor tem a sua própria política. Alguns aceitam devolução, outros não; e o prazo de pagamento varia. Por isso, leia com muita atenção o anúncio do produto escolhido. Ele é a sua maior garantia no eBay. O anúncio é o contrato entre comprador e vendedor. Acontece de o vendedor colocar uma foto de rímel marrom, mas avisar que a venda será de um rímel preto. Fiquem atentas aos detalhes, pois o que importa é a descrição. A foto pode ser meramente ilustrativa.

16. O que é combined shipping?
É um valor combinado de frete, para quando você pede mais de um produto com o mesmo vendedor. Assim, ao invés de ser cobrada por dois pacotes, você pode conseguir um desconto colocando tudo na mesma embalagem. Essa prática é bastante comum no eBay, jamais vi um vendedor se negar a fazer combined shipping. Pelo contrário! Pra ele, quanto mais produtos você escolher, melhor. Você é que precisa tomar cuidado para não terminar com um pacotão gigantesco encalhado na receita! Às vezes é mais negócio dividir em duas faturas, pagando dois envios, do que correr o risco do pacote ficar tão grande que vai chamar a atenção dos fiscais da receita. Além do imposto, a encomenda demora mais ainda. É necessário informar o vendedor sobre sua opção pelo combined shipping, esperar a fatura que será emitida por ele após a compra do seu último produto, e pagar TUDO JUNTO. A maioria dos anúncios tem instruções sobre como proceder.

Sobre lances...
17. Qual é a diferença entre Buy it Now e Auction?
O Buy it Now é a compra direta, pelo preço estabelecido no anúncio. Não tem muito mistério.
O Auction é o leilão, onde você vai “bidar” (dar um lance) no produto. Leva quem der mais! Mas tem uns truquezinhos que vale a pena conhecer. Levei um tempinho para me aventurar nos leilões, mas depois o negócio vicia, já que os produtos saem beeeem mais baratos. (Eu, Bianca, nunca comprei pelos leilões. Sempre fiz uso da opção Buy it Now).

18. O que é Bid?
Bid é o lance que você dá por um produto durante o leilão/auction.
O eBay tem uma ferramenta de auto-bid, ou seja, um lance automático. Você insere na caixinha place bid (v. figura abaixo) o valor máximo que pretende pagar pelo produto, e, à medida em que outras pessoas fizerem lances, o eBay aumenta o seu bid automaticamente, até aquele valor máximo que você programou.

Exemplo: se você quer pagar no máximo US$ 100 por este vestido, insira o valor máximo na caixinha. O eBay vai aumentar o lance aos poucos, até bater a maior oferta, ou chegar ao seu limite (o que vier primeiro).
Isso significa que você pode programar o seu bid, e ficar despreocupada. Muitas vezes, por causa do fuso horário, o leilão só encerra no meio da madrugada. Com o auto-bid, você pode dormir tranqüila, sabendo que irá até o seu máximo pelo produto. Bem prático, né?

19. “Bidei” errado. Posso voltar atrás no meu lance?
A regra geral do eBay é que ao clicar em “comprar” você assume um compromisso, não deve desistir, etc. Mas o site entende que errar é humano.
Caso você dê um lance errado, pode “retratar” o bid. Mas existem restrições!
Você precisa ficar de olho no prazo de retratação, e ter na ponta do lápis (ou melhor, do teclado!) um bom motivo para voltar atrás na compra – mudar de idéia ou ter encontrado um similar mais barato não valem como desculpa.
Os únicos motivos pelos quais o eBay admite que você retrate o seu lance são:
1) Digitar acidentalmente um valor errado: se isso ocorrer, reinsira o valor correto imediatamente;
2) Mudanças substanciais na descrição do item após o momento em que você deu o lance;
3) Impossibilidade de contatar o vendedor por telefone ou email.
Tomando por base estes motivos acima elencados, agora é olhar o prazo de retratação. Veja abaixo uma tradução livre da tabela do eBay:


20. Como se faz uma retratação?
A retratação do lance é feita através deste formulário.
Caso você não consiga mais retratar o seu lance por este sistema do eBay, entre IMEDIATAMENTE em contato com o vendedor e peça que ele cancele o seu lance. O vendedor tem este poder nos leilões dele. Por essas e outras é que recomendo que se fale um pouquinho de inglês.

21. O que é Reserve Price?
Reserve price, ou preço de reserva, é um preço mínimo estabelecido pelo vendedor no leilão. Caso nenhum lance alcance esse valor mínimo, o vendedor pode escolher vender pelo maior lance, ou desistir de vender. Nesse caso ele tem escolha. O valor estipulado para o reserve price não é revelado para os compradores, e enquanto ele não for atingido aparece no anúncio a mensagem reserve not met (preço de reserva não atingido). Desse jeito aqui:


22. O que é Shill Bidding?
É o aumento artificial do preço no leilão a mando do vendedor. Leia-se: trambique. Geralmente é feito através de um terceiro (amigo do vendedor), com outro nº de IP, pra não dar bandeira. Consiste em ficar dando lances em cima de um produto, para inchar o preço e induzir os demais compradores a aumentarem seus lances. É terminantemente proibido pelo eBay, por razões óbvias!

23. O que é Private Listing?
Uma espécie de leilão privado, em que o ID do comprador não aparece (tem só a indicação private listing no nome dos que estão dando lances). Geralmente é usado para leilão de itens mais caros, pois a identidade do comprador fica preservada. O problema é que pode ser uma forma de shill bidding também, principalmente quando o produto for mais trivial. Já participei de um leilão privado, mas não curti. Dei dois lances (bids), e desisti do tênis. Tive a nítida impressão de que estava sendo engambelada ali.

24. O que é Second Chance Offer?
É uma opção de compra que o vendedor te dá quando o seu lance foi o segundo maior num leilão. Isso poderá ocorrer se o vendedor tiver dois itens iguais disponíveis; se o vencedor do leilão, por qualquer motivo, não honrar o pagamento; se o preço de reserva não tiver sido atingido. Obviamente, você aceita se quiser. Mas, se aceitar, tem que honrar. Já falei, né? Pro eBay, clique é compromisso. Tem muito espertinho oferecendo essa Second Chance Offer direto no seu email. O golpe é aplicado quando você aceita a opção, e paga pelo item direto no email. Resultado: você paga e fica a ver navios, pois o golpista não vai mandar absolutamente nada. Pra ter certeza de que o email de Second Chance é legítimo, vá para sua conta do eBay e verifique se esta oferta aparece lá.
25. O que é Best Offer?
Nas compras Buy It Now, às vezes o vendedor coloca o botão Make Offer no anúncio. Isto significa que ele aceita que você faça uma proposta de preço para aquele produto, menor do que o valor anunciado por ele.


Óbvio que essa negociação com “melhor oferta” pode ser mais vantajosa que o Buy it Now, já que você faz o seu preço. Mas o vendedor não é obrigado a aceitá-lo! O que acontece na maior parte do tempo é ele te fazer uma contraproposta.
Detalhe: outras pessoas podem estar tentando negociar ao mesmo tempo que você, e esse processo é todo secreto (você nunca vai saber quanto a outra pessoa está oferecendo). Vamos supor que uma bolsa esteja à venda por 120 dólares. Eu ofereço 100. Outra compradora oferece 105. Ela me ganha. Não é um leilão, porque você não sabe de quanto está sendo o lance. Além disso, no leilão o vendedor propõe um piso mínimo pra venda ocorrer, enquanto que na best offer ele dá o teto máximo para a venda. Seu lance para melhor oferta é válido por 48 horas, ou até o final do prazo do anúncio – o que ocorrer primeiro. E você só pode fazer três propostas em cada produto. Mas, gente, lembrem-se que a sua Melhor Oferta é um compromisso. Então, se o vendedor aceitar, você fica vinculado àquela oferta, e deverá honrá-la. Mesmo que encontre outro produto igual e mais barato.

Glossário de Termos do eBay:


 


Bom, gente, é isso! Um resumão do eBay p/ todo mundo que sempre passa por aqui e fica louco nas minhas comprinhas por lá. Eu amoooooooooo comprar no eBay pelo preço dos produtos e pela variedade de coisas que, infelizmente, não encontramos em sites nacionais. Se vcs tiverem paciência, vão adorar se aventurar pelo eBay. Os mesmos produtos vendidos aqui, em sites nacionais, são o triplo do preço! Fiz até um post sobre isso, aqui. Fica a dica!

Qlqr dúvida que ainda reste, mandem emails ou perguntem por aqui mesmo que eu respondo o que souber!

Beijinhos,
Bi

Um comentário:

Fernanda Abatepaulo Linhares Guimarães disse...

Muito legal!Eu sempre quis saber melhor sobre como funciona!Obrigada pelas dicas!
Beijos