domingo, 10 de abril de 2011

Marmita Baby...

Até os seis meses de idade, a Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo. Mas, depois do sexto mês, os bebês devem começar a comer papinhas (sem interromper a amamentação), e aí vem a dúvida: é possível fazer comidinhas gostosas e nutritivas para o filhote, mesmo sem usar sal e temperos fortes?

Regina Sarmento, nutricionista, de mamães famosas como Juliana Knust, Camila Pitanga e Nívea Stelmann (segundo a própria nutricionista que deixou recado no blog, essa informação do texto é incorreta), explica que as papinhas ficam bem saborosas se forem usados temperos frescos, como alecrim, alho, orégano, entre outros. Cozinhar com pouca água também ajuda a manter o sabor dos alimentos. A nutricionista recomenda ainda o uso de alimentos integrais e orgânicos, pois além de estarem livres de agrotóxicos e pesticidas, podem conter até três vezes mais nutrientes que os produzidos em culturas comuns.

Segundo ela, a melhor estrutura de uma papinha é usar sempre uma folha, dois legumes de cores diferentes, um tubérculo, um cereal, feijão (só o caldo até o oitavo mês), um tipo de carne (só o caldo até o oitavo mês) e uma colher chá de óleo ou ½ gema de ovo.

A atriz Vanessa Giácomo, que estreia em maio como apresentadora do programa virtual "Marmita Baby", onde pretende ensinar receitas fáceis e saborosas, também é adepta das papinhas bem coloridas, com vários tipos de alimento. “Meu filho mais novo (Moisés, de 10 meses), adora quando eu coloco massinha e carne. Como ele já está começando a mastigar, procuro não bater muito no liquidificador, deixando a papinha com uma textura mais sólida”, explica a atriz, que também é mãe de Raul, de três anos. Frutinhas amassadas e raspadas também fazem sucesso na casa de Vanessa.

Veja orientações de Regina Sarmento, que explica quais alimentos podem ser usados, quais devem ser evitados e sugere boas combinações de papinhas saborosas. Confira!
*Fonte: Ego.

Gente, to super animada c/ essa novidade!!! É cansativo ter mil idéias criativas p/ variar o cardápio dos pequenos, sem comprometer a parte nutricional. Tomara q esse programa dê certo e que realmente acrescente algo p/ nós, mamães. Torço p/ que sejam ensinadas receitas fáceis e que estejam ao alcance de todas nós (com ingredientes do dia-a-dia).

Quem quiser curtir, já tem perfil disponível no facebook (onde, aliás, eu descobri essa novidade).

Gostaram???

Beijinhos,
Bi

2 comentários:

Unknown disse...

A informação de que Regina Sarmento foi nutricionista dos bebês de Camila Pitanga, Nivea Stelmann e Juliana Knust está incorreta. Solicito que o texto seja corrigido.
Atenciosamente
Regina Sarmento

Bibi Elias disse...

Regina, como pode perceber, eu publiquei o texto na íntegra, retirado do site EGO. Mas já fiz a correção que vc pediu.
Bianca