terça-feira, 17 de junho de 2008

Casamento Civil...

Olá, meninas!!!! Tudo bem c/ vcs? Espero que sim!!!

Flores, o post vai ficar grandinho pq eu quis contar todos os detalhes p/ vcs. Mas, p/ aquelas que estão perto de marcar o casamento civil ou nem imaginam o que as espera, vale à pena a leitura!!!

Hj vou contar sobre a jornada e os valores do casamento civil. Ontem conseguimos terminar a preparação no cartório, cumprindo toooooodas as exigências e burocracias. Agora é só esperar!!

Há 15 dias fui ao cartório dar entrada na papelada p/ o casamento. Isso pq eu já tinha ido há uns 4 meses e já estava por dentro das datas p/ iniciar a jornada. Beleza! Chegando lá, uma das atendentes (Wilma, eu já a conhecia) suuuuuper antipática, diga-se de passagem, teve a coragem de chamar minha atenção qto ao prazo. Disse que eu deveria ter procurado o cartório mais cedo, e não deixado p/ última hora. :O Como assim, última hora???? Com toda a calma do universo, eu peguei o papel (C/ A LETRA DELA) onde estava escrito: dar entrada entre 90 e 60 dias antes do casamento. Vamos às contas: se meu casamento seria no dia 12/09 e eu fui lá no dia 02/06, como eu estava atrasada??? Mais de 90 dias p/ o casamento!!! E foi a própria Wilma quem me atendeu há 4 meses qdo estive lá pela 1ª vez. Com toda a classe q Deus me deu, expliquei calmamente tudo isso a ela. A idiota??? Nem desculpas pediu. Se fez de morta e continuou o "trabalho" dela. RRRRRR...

Dica 1: P/ não correr nenhum tipo de risco, vão até o cartório faltando uns 6 meses p/ o casamento e procurem por informações. Vcs devem pedir tudo anotado, p/ não haver "disse-me-disse" depois. Feito isso, p/ garantir um pouco mais, vcs tb devem ir uns dias antes da data determinada.

Continuando...

Levei toda a documentação exigida (cada caso é um caso... noivos estrangeiros, de cidades diferentes, viúvos, separados - são documentos diferentes tb):

Noiva - RG (original e cópia), Comprovante de residência (original e cópia), CPF (original e cópia) e Certidão de Nascimento (original e cópia). Desses documentos, o único que não volta p/ nossas mãos é a certidão de nascimento.
Dica 2: antes de entregar, faça algumas cópias e autentique no cartório. Isso faz valer como documento caso a gente precise algum dia na vida.

Noivo - Idem Noiva!

Testemunhas - Maiores de 18 anos, Comprovante de residência (original e xerox) e RG (original e Xerox).

Dica 3: Se vcs quiserem chegar c/ todos os documentos já "xerocados", não esqueçam de mencionar no momento da cópia que precisam de "xerox p/ casamento". Tem uns detalhes diferentes. Só isso!!

Nesse 1º dia, além do gasto c/ as xerox (umas 15 folhas) eu paguei R$55,32 por cada autenticação (foram 12 no total, R$4,61 cada). Isso é obrigatório!

Ótimo! Feito isso, a Wilma me avisou que teríamos que retornar para o Memorial. Nesse dia, teríamos que estar (os noivos) presentes c/ nossas testemunhas para assinar uns papéis e reconhecer firma. Mais uma parte chata: o cartório marca o memorial para qlqr dia, exceto sábado e domingo, em dois horários (a escolher)... 10 horas ou 15 horas. Primeira pergunta que surge: Como assim no meio do dia? As pessoas trabalham... A resposta? Sinto muito mas são ordens do cartório. :o/ Fiquei indignada!!!

Dica 4: Escolham testemunhas que possam se dar ao luxo de interromper um dia de trabalho (ou estudo) p/ se dedicar ao casamento de vcs.

Passada a raiva, marquei p/ uma segunda-feira, dia 16/06, às 10 horas (ontem). Nesse dia, teríamos que levar RG e CPF (noivos e testemunhas) originais e xerox. Bom, ontem foi o tal dia. Chegamos no horário certo mas não fomos atendidos c/ a mesma dedicação!! Demorouuuuu... Só lembrando: todos estavam fora do trabalho em horário de trabalho!!! Dessa vez, fomos atendidos por outra pessoa, Deise, ótimaaaaaaaaaaaa!!! Super simpática e atenciosa. Nem tudo está perdido, minha gente!!! :o) A Deise digitou o memorial (aquela coisa: A noiva, filha de fulano de tal e fulana de tal, nascida em cidade tal, moradora do endereço tal...). Nós lemos (noivos e testemunhas) e assinamos. Cada um no seu devido papel. Reconhecemos firma das assinaturas e atenticamos mais documentos. Escolhemos a data (amanhã vou contar essa parte), local (no cartório ou fora dele), se eu queria o sobrenome do noivo (eu não quis!) e o tipo de comunhão (comunhão parcial de bens, no nosso caso)

Os valores do dia de ontem:

4 Autenticações - R$4,61 = R$18,44

4 Aberturas de Firma - R$4,24 = R$16,96

6 Reconhecimentos de firma por semelhança - R$4,50 = R$27,00

Emolumentos (não me perguntem o q é isso) = R$104,30

FETJ (idem) = R$20,86

FUNPERJ (idem) = R$5,21

FUNDPERJ (idem) = R$5,21

Distribuidor (idem) = R$7,54

Mutua (idem) = R$8,01

Acoterj (idem) = R$6,14

Edital = R$20,00

Total: R$233,67 (tá bom p/ vcs?????)

1 hora depois, estávamos liberados p/ voltar p/ casa.

Gastos até agora: R$55,32 + R$233,67 = R$288,99.

Eu e Du tínhamos decidido que nosso casamento civil seria junto c/ o religioso. Só não contávamos com um detalhe (no trabalho dele) que nos fez rever nossa escolha... Amanhã eu conto essa parte p/ vcs. Inclusive, vcs não imaginam qto custa um juiz... Ou imaginam???

É isso meninas, p/ quem quer saber sobre o casamento civil, vale à pena perder uns minutinhos lendo o post de hj!!!

Beijinhos,

Bi

9 comentários:

Jackie disse...

oláaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... que saudadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

poxa que jornada heim.... falta 5 meses pro meu casório hauhahuaauh vou ter que ir logo no cartório pra não me aborrecer neh!! é melhor !!!!


e ahhh aqui em santos custa R$ 700,00 para o juiz ir no salão, mais alguns encargos!!!!

Rajah Mello da Luz disse...

Oi Bi..
Cartório é um saco mesmo, o meu marquei 31 dias antes de casar e ninguém me falou nadinha acredita??
Fui uns 60 dias antes perguntar o que precisava, a moça me deu um papel com todos os documentos, a certidão de nascimento tinha que ser atualizada (para prover que não nasci duas vezes.. hahahahahaha).
Fui marcar já com as testemunhas e as 8h00 assim o serviço deles não seria tão atrapalhado...
gastei no cartório quase 182,00 mais as certidões atualizadas 18,25 cada e depois foi só chegar lá no dia e casar!!!
o Juiz de Paz ainda era super legal e falou muito bonito, chorei no civil, no religioso nenhuma lágrima!!!
Vc vai ver a moça da Igreja, essa sim deixa a gente looooooooooooooooouca, ela me ligou pedindo coisas até no dia do casamento!! só por Deus mesmo!!!
beijocas amada!!!

Isabela disse...

Putisgrilo...que encheção de saco e grana tomada hein...
Eu vou entrar na contagem dos 5 meses, mas depois do que falou vou ver se vou essa semana ainda no cartório, mesmo porque tenho algumas dúvidas...
O valor do juiz em diligência, pelo menos aqui onde moro está em torno de R$ 700,00 e poucos reais...

Amanhã entro aqui para ler o resto...rs
Estou curiosa...

beijoooo

Patricia e Rodrigo disse...

Ai Bibi, nem me fala.... Eu caso em agosto e fiquei de ver isso essa semana (detalhe: 2 meses para o casamento). ESpero que dê tudo certo.
Chegaram a me passar um valor de R$ 260,00 mas não sei se é o total como foi o seu. ESpero que sim...rs
Eu ainda tenho que tirar passaporte que está demorando demais. Estou morrendo de medo de me enrolar nessas documentações.
A minha sorte é que o noivo da minha assessora trabalha na Polícia Federal e talvez possa ajudar.
Seja o que Deus quiser...rs


BJs

Elaine & Carlos disse...

Estava pensando sobre isso ontem, o que precisava para o civil... seu post me ajudou muiittoo viu.
Faltam um pouco mais de 6 meses para o meu, mais vou dar uma olhada nisso de uma vez.

bjs!

Bia disse...

Pois é! Que monte de coisas! Que trabalho! Que falta de consideração! Mas fazer oquê, né? Não temos opção, precisamos deles!!

Noivinha Pâm disse...

Esse foi um dos posts mais esclarecedores que já li!! hehehe... Sempre tive todas as dúvidas possíveis sobre casamento no civil...e hj vc me esclareceu algumas...se bem que ainda pairam algumas dúvidas aqui...mas vamos ver se amanhã vc conta mais e elas serão esclarecidas...

Bom...amanhã nesse mesmo bat local estarei pra saber mais!! hehe

Beijos

Waleska disse...

Bia, sabe me dizer se no caso de se optar pelo religioso com efeito civil tb é necessário essa papelada toda???

Carla disse...

Oi Bi!! Menina que trabalhão!! Imagino quando for eu... num tenho muita paciência. Aqui o casamento civil só pode ser marcado com 3 meses de antecedância. Quando for o dia 27 de setembro, que cairá num sábado, ás 7:30 da manhã estarei lá na porta esperando abrir. Aqui a taxa é de R$ 240,00, mais se quiser pagar mais barato, tem que se casar de segunda a sexta-feira e assinar um termo de compromisso. Fazendo isso fica R$ 45,00. E é isso mesmo que vamos fazer!! O $$$ das noivas não dá em árvore como eles pensam né!!
Um beijo!! Boa semana!!