quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Consórcio de Casamento...


Bom, eu sei que a gente quase não fala mais de casamento por aqui (embora o blog tenha surgido durante os preparativos do meu casamento). Mas ontem comprei essas revistas de supermercado, no caso a VIVA!, e li uma reportagem inédita p/ mim. Resolvi dividir aqui com vcs, já que ainda tem muita gente nessa fase de preparativos p/ o Big Day.

O Consórcio de Casamento é um sistema de compra parcelada e programada. Na reportagem, a empresa em questão é a Orion Eventos, em parceria com a Unifisa (empresa administradora de consórcios). Para tornar viável o consórcio, é necessário um grupo de 48 pessoas e um crédito mínimo de R$25 mil.

Os Prós do sistema:
* Vc pode parcelar o consórcio em 24, 18 ou 12 meses, sem cobrança de juros.
* Os créditos são programados. Vc escolhe uma data para a contemplação, desde que ela esteja vaga. Em geral, 6 meses antes do casamento.
* Para entrar no consórcio é preciso comprovar renda e ter cadastro positivo.
* A Orion oferece um pacote pronto de serviços para a festa, mas vc não é obrigada a usar seu crédito com os fornecedores indicados por eles.

Os Contras do sistema:
* Vc precisa pagar duas taxas: uma de administração e outra de adesão. A primeira, equivalente a 23% do crédito escolhido. A segunda, 1%.
* Se vc desistir do programa ou não quitar alguma parcela, só poderá reaver o investimento no final do consórcio.
* O recebimento do dinheiro está condicionado ao saldo do grupo. Assim, se a inadimplência for alta, a liberação do crédito pode ser postergada e até adiada para o final do plano.

(Fonte: Revista Viva! Edição 592)

E então, vcs acham viável? Conhecem alguma outra empresa que já funcione c/ esse sistema de consórcio?

Beijinhos,
Bi

7 comentários:

Roberta Saito disse...

nova seguidora, só li uns dois posts pq o meu pequeno tá meio irritado com o calor, mas eu volto, tava precisando ler um pouco sobre a experiência de ser mãe de um menino, bjks

Carol disse...

Ai.. eu nao sei nao.. eu acho melhor fazer um poupança só pra isso e se policiar pra depositar a quantia como se fosse o proprio consorcio. Na poupança os juros ficam a seu favor, ja no consorcio contra.
Acho que rende mais.

Beijinhos.

Jackie disse...

Eu já passei dessa fase também, não sei se vc lembra ( diario de uma noiva), mas fiquei com uma dúvida.... o consorcio é no nome do casal? a data já deve estar marcada? se sim, como ficam as contratações que devem ser antes dos 06 meses ( como os buffets que geralmente não tem dada disponivel por muito tempo) ......

Maria Betânia de Amorim disse...

Bibi, faz tanto tempo que fiz a festança de casamento. Bem, o consórcio parece boa idéia, mas não acho essencial, uma vez que quem quer junta, masssss relevando que vc pode realizar sua festa em 6 meses após inicio dos pagamentos é interessante para quem tem pressa, o detalhe é, depois de casar continuar com a dívida? aí sim vem a questão é viável?
Eu mesma, fiz minha festa de supetão e não é que ficou linda, provou que união e arregassar as mangas vale mais que ter dinheiro.
Beijos

Bibi Elias disse...

Olá, Zy!! Seja super bem vinda!!
Beijinhos

Bibi Elias disse...

Jackie, lembro de vc sim! Vc foi a 1ª amiga blogueira que eu fiz qdo comecei o blog. Vc me ajudava com as coisas que eu ainda não sabia fazer. Rsrsrs...
Então, eu tb fiquei com as mesmas dúvidas que vc, a matéria não é mt elucidativa. Só fala isso que eu publiquei mesmo.
Beijinhos

Bibi Elias disse...

Maria, concordo com vc! Até pq, meu casamento custou metade dos R$25 mil exigidos no consórcio. Rsrsrs...
Beijinhos