segunda-feira, 21 de março de 2011

Proteções Básicas para os Blogs...

Oi! Dei uma sumidinha pq queria colocar as coisas em ordem na cabeça. Conversei com algumas pessoas cujas opiniões eram importantes p/ mim, principalmente, com o pai do meu filho. Afinal, o Theo é filho dele tb e as direções que eu passaria a dar ao blog iriam depender da opinião e aprovação dele tb. Foi uma conversa ótima e que me acalmou. Muito bom perceber que mesmo separados nos damos bem e compartilhamos das mesmas opiniões p/ várias coisas. Enfim, tudo resolvido, blog de volta, com a corda toda! Aqueles outros assuntos ainda estão seguindo seus cursos. Coisas novas surgem quase todos os dias, mas eu to no caminho certo e não saio dele por nada!

Prometi no último post passar p/ vcs algumas medidas de segurança p/ blog. Resolvi fazer um post só p/ isso, ao invés de atualizar aquele último.

Vamos lá!

BLOQUEAR O BOTÃO DIREITO DO MOUSE - Vcs vão colar o código antes da tag no próprio blog. P/ acessar é só seguir: Painel - Design - Editar HTML - usem a ferramenta de procura p/ encontrar a tag (é só usar crtl+F e digitar a tag) - colar o código abaixo antes da tag - clicar em salvar. Pronto!

O código vcs pegam aqui.

SABER QUEM COPIOU SEU BLOG - É só colocar a URL do blog no site Copyscape.

DENUNCIAR PLÁGIOS - É só entrar nesse endereço aqui e seguir as intruções.

PROTEGER IMAGENS -  P/ proteger imagens eu encontrei duas dicas. Uma delas é impedir que ao clicar na imagem, ela tenha um link que leve à própria imagem. Isso se resolve da seguinte forma: basta trocar o link para a imagem por # no código gerado pelo blogspot. No começo dele depois de href=" troque esse endereço por #, apague cursor:pointer; cursor:hand; e coloque no lugar cursor: default; isso faz não aparecer a mãozinha no lugar do cursor. Eu cheguei à conclusão que se vc clicar na  imagem no momento que estiver escrevendo o post e desabilitar a opção "link" no cabeçalho da postagem, surte o mesmo efeito! Tem que fazer isso em todas as fotos que estiverem sendo postadas naquele post.

Outra forma de proteger é mais difícil, então, vou usar exatamente as palavras que o site de onde tirei as dicas descreve.

Uma das coisas mais difíceis é proteger nossas imagens ou fotos contra copia na internet, existem muitas maneiras de fazer isso e aqui vamos mostrar mais uma delas.

O código vcs pegam aqui.

O que fazemos neste código é usar a imagem que vamos proteger como plano de fundo e colocar uma imagem transparente sobre ela, então quando alguém clicar com o botão direito para copiar a imagem ele irá copiar uma imagem transparente e não nossa foto. O mesmo acontece se tentar entrar em propriedades e copiar o endereço da imagem irá copiar a url da imagem transparente.
Para usar este código você precisa alterar os endereços das imagens e não se esqueça de ajustar as larguras nas duas partes do código, repare que os números 480 e 61 aparecem duas vezes cada um e você deve modificar os dois para deixar a imagem transparente e a foto no fundo do mesmo tamanho.

Esse bloqueio eu ainda não consegui colocar p/ funcionar. Assim que der certo, aviso como eu fiz e ajudo quem não conseguir.

Todas as dicas acima eu tirei do site Dicas para Blogs.

Agora, uma outra dica ótima que eu tirei do Blog da  Elaine Gaspareto

IMPEDIR A SELEÇÃO DE TEXTO - Vcs vão colar o código antes da tag no próprio blog. P/ acessar é só seguir: Painel - Design - Editar HTML - usem a ferramenta de procura p/ encontrar a tag (é só usar crtl+F e digitar a tag) - colar o código abaixo antes da tag - clicar em salvar. Pronto!

O código vcs pegam aqui.

É isso, gente! Além disso, tem a marca d'água que a gente consegue através de programas como Photoshop e Fireworks (que é o que eu uso, no caso). É outro meio bem legal de proteger nossas imagens. Conseguindo mais bloqueios, eu corro aqui e conto p/ vcs!

Beijinhos,
Bi

12 comentários:

Iborcar disse...

Otimas dicas de proteção,vou fazer uso!
Que tudo dê certo para você,Bjim

Mandita disse...

Ótima as dicas, já fiz no meu blog o que eu consegui entender, rs.

E até postei foto da fofuchinha.

bjo e obrigada.

Juliana disse...

MUITO OBRIGADA PELAS DICAS!!! SÓ A PARTE DE BLOQUEAR IMAGENS NÃO ENTENDI MUITO BEM... MAS É UMA LIMITAÇÃO MINHA RSRSRS MAS VOU LER COM CALMA DEPOIS!!!
BJINHOS!

Lorena Braga disse...

Oi amiga,é depois de ter lido seus posts falando das suas imagens,resolvi proteger através das suas dicas as imagens e os textos do meu blog tbm!

Se cuida,beijo grande e tudo ocorrerá ainda melhor,é só uma questão de calma e tempo!

E a pessoa q se passou por vc,pagará de alguma forma!

beijos!

Anônimo disse...

Adorei as dicas.

Obrigada !

Anônimo disse...

Bibi,

Faz um tempo que ia te mandar um e-mail, lembra? Mas ainda não consegui ter um tempo, mas hj lendo seu blog vi o que aconteceu e fiquei passada, eu fechei meu blog por conta de uns problemas pessoais, tive umas cópias tbm, mas nada perto do que aconteceu com vc, eu fiquei revoltada, de verdade, essa pessoa deve ser louca ou sei lá, algo do tipo, se apropriar da sua história da sua família é demais, eu comentei com uma pessoa ligada ao direito que isso além de tudo é crime, e como todos os crimes passíveis de punição judicial, ainda bem que agora seu blog está protegido e não desanime vá até o final e puna essa doente. Se precisar de alguma coisa, qualquer coisa eu posso te ajudar! Conte comigo.
Maga (do extinto Maga e a Vida de Casada)

Rosi disse...

Bibi

Excelentes dicas, mas sou tão poia com html que tô pensando em pedir ajuda para a Elaine, tenho medo de bagunçar o layout do blog.

Que bom que as coisas estão mais calmas por aí.

Um abraço

Marcelly disse...

Nossa muito boa essas dicas Bibi, algumas deu prá conseguir entender, mas, é um pouquinho complicado né ?
Tomara q isso tudo se resolva logo viu !
Bjks !

Suellen disse...

Olá! O seu texto é bom para quem usa blog, mas pra quem já usou anos de fotolog, posso te dizer que tem 2 meios de salvar a sua foto muito simples e rapidamente que não tem como bloquiar:

1) printscreen
2) no código fonte da página, é só copiar e colar o link da foto e ela abre pra ser salva livre leve e solta.

Como eu disse, não quer as fotos sendo usadas = não poste.

Tem um programinha muito leve e prático pra colocar marca d'agua, é o Photofiltre.. ele é uma 'pena' de tão leve e qualquer pessoa consegue usar. Minha dica pra você(s).

Abraço xx

Bibi Elias disse...

É, Suellen... Contra Print Screen não há solução. Acho que isso todos sabem! O jeito é colocar marca d'água bem no meio da nossa cara! Rsrs...
Beijos

Suellen disse...

Sim Bibi, acredite, em flogs, só faltava eu colocar na testa, ainda assim os capetas pegavam e as vezes tiravam no photoshop pra usar com outro nome de fake, ou então usavam se passando por mim mesmo, com meu próprio nome -.- mas daí pelo menos a pessoa pode digitar o link e saber da onde veio =P

Ana Carol disse...

Bibi, adorei as dicas... mas posso dar uma sugestão? Ao bloquear o botão direito, vc nos tirou a opção de abrir nova aba pra abrir os links que vc posta... e a gente acaba saindo do seu blog sem qurer... que tal colocar os links pra abrirem automaticamente em nova janela? ;o)
bjos.