segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Cardápio...



Prometi e aqui está! O cardápio que a pediatra passou p/ o Theo a partir do 6º mês de vida.
E é p/ usar da seguinte maneira:
Escolher uma carne (100g) e refogá-la em alguns dos óleos disponíveis (lista de óleos) + sal (pouquinho) + cebola. PS. O alho só entra no final desse mês. Depois de refogar a carne, vou cozinhá-la. Qdo estiver quase pronta, add os legumes (pq eles cozinham mais rapidamente). Vou escolher 1 de cada lista (A/B/C). E vou usar essa mesma papinha por 3 dias consecutivos. Caso não note nada de estranho (diarréia, alergia...), vou substituir 1 único ingrediente p/ a próxima papinha. E usar novamente por 3 dias. Vou substituindo de 1 em 1 até notar como o organismo do Theo reage a cada um deles. Depois disso, fico livre p/ usar como eu quiser e fazer qlqr combinação. Theo tb precisa comer gema cozida 2 vezes por semana. E ele ADORAAAA!!!

Cardápio Completo:
6:00hs - Leite Materno
7:30hs - Leite Materno
9:30hs - Suco de Frutas
11:30hs - Almoço (Papinha Salgada) + Suquinho (ou geléia de mocotó)
14:00hs - Leite Materno
16:00hs - Papinha de Frutas
daqui em diante só Leite Materno (conforme ele quiser)

PS. Claro que os horários são flexíveis e mudam bastante (Theo dorme muito durante o dia, então, muitos horários atrasam). Mas basicamente é isso, o dia é +/- em cima desses horários.

Uma dica p/ quem tem encontrado dificuldade em fazer o pequeno comer a papinha salgada é começar pelos legumes adocicados (beterraba, cenoura...) e colocar o mínimo possível de sal. Até que eles comecem a se familiarizar com os novos sabores e passem  a aceitá-los. Até agora não tive problema, embora Theo não coma a mesma quantidade que come da papinha doce. Além disso, embora  os pediatras peçam p/ não triturar as papinhas, Theo não aceita a papinha amassada no garfo e faz ânsia de vômito o tempo todo. Então, como quero e preciso que ele coma, eu trituro uma parte no mixer e amasso a outra metade no garfo, assim ele prova as duas texturas e come pelo menos um pouco. Tentem e vejam se ajuda e funciona com vcs.

Conforme eu for testando novas receitinhas e elas forem dando certo, conto aqui p/ vcs, ok?!

 


Beijinhos,
Bi

6 comentários:

Than disse...

Ai Bibi q fase gostosa essa deve ser!
Introduzindo papinhas....
O Theo ja esta um meninao, imagino depois das comidinhas da mamae!!!!

Bjooos e qdo o meu chegar vou pegar todas essas diquinhas aqui com vc...rsrsrs

Maria Betânia Fuller, mamãe de Lana Fuller, disse...

Olá Bibi!
Que maravilhoso post, amei de paixão. Sabe aqui onde moro as consultas não tem a mesma qualidade explicativa, para falar a verdade nem existe o pediatra :-(
Então fica tudo muito vago na minha cabeça, só me restas mesmo arregaçar as mangas e pesquisar.
E com este post, super completo e bem explicativo me passou uma segurança...
Parabéns mais uma vez pelo Blog, pela maneira que você repassa suas experiências.
O Théo está um fofucho lindooooo!
Beijos.

Bia disse...

Oi, querida! Queria te pedir um favor, lembro que vc comentou aqui que a nutricionista te passou uma dieta na gravidez. Aquela em que sua barriga passou a crescer, mas o braço diminuiu horrores. Se vc ainda tiver, me passa? bjs

Naná disse...

oi Bibi.. eu sou apaixonada pelo seu blog... e o Theo é um fofo... não vejo a hora de ter um bebê só pra mim...rsrs
vou seguir todas essas dicas...

Fiz um selinho e me lembrei de você, porque seu blog foi um dos primeiros que conheci, e eu te achei uma noiva linda demais...

quando puder vai lá

Beijos

Lilis disse...

Oi Bibi,
O cardápio do Pedroca é bem parecido com esse. Só que eu ainda não dou carne-moída pra ele e sim cozinho pedaços de carne e depois tiro. Mas acho que vou começar a dar também.

Quanto a ânsia na hora de comer papinha amassada com o garfo é só ter paciência, viu? No início eu tinha que bater no liquidificador a papinha do Pedro e agora com um mês e meio que comecei ele já come amassado sem reclamar.

Beijos pra vc e pro filhote.

Anônimo disse...

Genial dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Thank you seeking your information.