sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mudando a Rotina...

 

Sempre ouvi dizer que criança era rotina! E que a rotina dependia de nós, mães ou pais! Eu nunca levei mt fé, uma vez que Theo sempre criou sua própria rotininha. Só que a rotina criada por ele sempre foi super boa, talvez por isso nunca tenha sentido a necessidade de modificar algo. Mas, isso foi até umas semanas atrás! Ficamos por mais de mês dormindo depois de 1/2 noite. Ou 1/2 noite em dias de sorte! Eu estava ficando um bagaço! Não tinha tempo de fazer nada à noite. Ele não sentia sono, então, mesmo que eu deitasse pra fazê-lo dormir, ele não sossegava. Ficava me pulando, dando beijos, conversando... Fazendo qlqr coisa que não fosse dormir! Isso mesmo no escuro do quarto! Era uma tortura!! Ele não respeitava mais horário nenhum. Acordava tarde, quase 10h da manhã (às vezes até mais tarde!). Na parte da tarde, dormia depois das 16h e acordava às 18h. Enfim, foi virando uma bola de neve gigante e eu estava esgotada!

Muita gente me aconselhou a tentar mudar a rotina dele. Confesso que eu tinha preguiça pq achava que seria algo suuuuper difícil e torturante (como desfraldá-lo, por exemplo!). Mas, eu estava completamente enganada! Foi muito, muito fácil! E mais, deu certo desde o 1º dia de mudança!

A nova rotina "imposta pela Mamãe" do Theo é a seguinte:
Eu o acordo às 07:45h e ligo a TV no desenho
Levanto pra preparar a mamadeira e, por volta das 8h, dou pra ele
Ele enrola na cama vendo TV até umas 8:30h (ele fica preguiçoso um tempinho ainda depois de acordar)
Aí ele levanta e começa o dia de verdade! Lembrando que acordado ele já está desde antes das 8h.
Toma banho pouco depois de despertar completamente.
Faz um lanche às 10h, sempre alguma fruta.
O almoço tem sido 12h. Até a fome melhorou com os novos horários e ele tem comido muito melhor!
Antes de 13h ele já está deitado e dormindo (no máximo 13:15h ele está ferrado no sono).
Deixo ele dormir por 1:30h ou pouquinho mais que isso.
Estourando, às 15h já está de pé e brincando de novo.
Normalmente come fruta e biscoito esse horário.
Janta entre 18:30h e 19h (depende se estamos em casa ou na rua).
Às 21:30h já tomou banho e está pronto pra tomar a mamadeira da noite, já deitado (msm assim ele ainda escova os dentes)!
Dorme entre 21:40h e 22h todos os dias!
Maravilha pra quem dormia depois de 1/2 noite!

To muito feliz com os novos hábitos do Theo. Tá sendo ótimo pra mim e pra ele tb! Até as irritações que eu percebia nele, não vejo mais! Ele está comendo melhor e está mais calmo (não em relação à bagunça, mas em relação a gênio!).

Tudo isso pra dizer que SIM, rotinas funcionam! Criança é a rotina que a gente insere na vida deles. Não é ruim, não é ser general. Eles realmente precisam de direção e somos nós que devemos dar! Qdo Theo vai pra casa do pai, a rotina não é quebrada. Dudu tem me ajudado a tentar manter tudo fluindo, mesmo nos FDS. Ufa!

Não tenham medo! Se sua vida com os filhos não anda organizada e o caos já está fazendo parte dos seus dias, MUDE! Não dói e é rápido!!!

Beijinhos,
Bibi

7 comentários:

Sandrelle disse...

Isso mesmo, amiga, vc está certíssima!! Por aqui essa lei já impera há bastante tempo. Ainda mais com dois, se eu não dividisse bem o tempo teria ficado doidinha já.
Em resumo, por aqui o dia começa pontualmente às 6h, e às 19h20min todo mundo dormindo. Só assim tenho conseguido trabalhar depois que eles dão um descanso.
Boa sorte nessa nova fase.
Cheiroooo

Gabi Rosa disse...

Bi..
Vc disse td: somos nós quem fzms a rotina, ñ dói e o rsultado é mto positivo!

Davi tb tem rotina parecida com a do Theo, mas como levantamos mais cedo os horários dele são mais cedo tb... No início parece q vai demorar horrores, mas rapidinho eles se adequam.. Dá um pouquinho de trabalho, mas dps a gente vê q valeu mais q a pena, como por exemplo melhora da irritabilidade e qualidade do sono e vcs!

Msm estando fora de casa o dia todo minha mãe manda v com ele nessa parte, q agora já está acostumado.. O q era uma adaptação virou coisa normal do dia-a-dia.

Parabéns menina! Tenha certeza q vc fez mto bem pros dois, vc e ele!

Bjinhos e excelente fds!

gabirosaflor.blogspot.com

Maria Betânia Fuller disse...

Olá Bibi, quanto tempo não apareço por aqui, esses ultimos meses da gravidez com rotina diária e nortuna (horário que trabalho) tem me deixado um pouco distante das minhas leituras prediletas, entre ele seu blog.
Amiga vc está certa, e o sobre o que sempre ouviu vc acabou de constatar...É bem assim mesmo, as vezes se por motivo de viagem, fuso horário ela saiu da rotina me fez sentir um trapo, o cansaço imperou em mim, e sempre a coloquei de volta a rotina, é bom para ela e todos na casa, qualquer mudança ou retorno que seja de forma sutil e carinhosa funciona e não maltrata ninguém.
Bjao saudade de vc e daqui, amei o resultado da reforma, parabéns!

Amanda Andrade disse...

Ta certíssima, rotina é muito importante. Creio até para desenvolver a organização e responsabilidade desde cedo.
Q bom que conseguiu resolver rápido!
Trabalho fora, e ligo pra casa pra tentar organizar a rotina, tipo:já almoçaram? O Lucas já acordou da soneca? Coloca o Gabriel pra fazer o trabalho de casa... rsrsrs
As vezes tenho vontade de largar tudo,por me sentir culpada, mas esse tudo é por eles ;o)
bjs, Amanda

Bibia Bueno disse...

Minha filha SEMPRE ficava nessas de dormir tarde, acabada com minha vida pessoal, sabe? Queria ter uma horinha ou duas depois dela dormir para ficar SÓ com meu marido. Meia noite era minha hora, queria que ela fosse pra cama no máximo dez. Mas... não dava certo. Acordava cedo, mas na escolinha dela tinha "hora do soninho", achava um absurdo ter isso depois dos 3 anos!!!! Bastou ela mudar de escola, acordar cedo sem ter sono de tarde que tudo mudou. Ufa! Agora meu dilema é a alimentação, ô menina que não come sem uma cena antes. Hehehe.

Beijocas! =^ᴥ^=
Bia

Bibia Bueno disse...

Eu coloquei seu email aqui do blog como padrinho e não recebi até agora a confirmação por email para ativar a conta... tem como mandar convite ou algo assim???

Beijos

Martha disse...

Ola.. cheguei aqui nem lembro como.. mas adorei a forma como vc colocou a rotina do seu pequeno.. tbm to querendo "impor" uma rotina com a pequena.. mas fica um pouco dificil pq ela fica na minha mae durante o dia nos dias de semana..
Me animou.. vou tentar.. !! rs

Bjns
Voltarei mais vezes!