quinta-feira, 7 de abril de 2011

Terrible Two...


Linda essa carinha, né?! Olhando assim, que criança mais meiga, doce e simpática. E, realmente, Theo sempre foi assim... Até agora! Alguém pegou meu filho aqui em casa e deixou um clone no lugar. Só pode!! Um clone chatinho, pirracento, que só sabe falar não, desobedecer, bater, chorar, gritar, berrar... Hoje, mais do que nunca, entendo o significado da palavra PACIÊNCIA e o qto ela é importante e necessária.

Theo sempre foi uma criança amável, sempre de bem com a vida e que vivia rindo pelos cantos. O Simpatia da minha rua! Agr as pessoas só olham p/ ele e ele já grita NÃO! Foi de uns 15 dias p/ cá que tudo mudou. E pior, eu fui surpreendida com a mudança no meio da rua.

Sempre levei Theo p/ cima e p/ baixo comigo, pq ele nunca deu trabalho. Era um companheirão mesmo! No dia 24/03 (até guardei o dia!) fomos no centro da cidade, como de costume, ajudar minha prima nas compras pro niver dela. Nada de diferente! Coisas que eu e Theo estávamos super habituados a fazer juntos. Tanto que nem levei carrinho! Levei ele no colo, p/ colocá-lo p/ andar (coisa que ele sempre adorou!). Me arrependi!! Atipicamente, meu filho me fez passar uma vergonha sem tamanho!! Ele fez 4 pirraças enormes na rua. Duas na calçada e duas em lojas diferentes. Tudo começou na farmácia, qdo eu dei um pacote de fraldas p/ ele "me ajudar" c/ as compras. Assim, ele ficava ocupado se achando útil e não mexia em mais nada das prateleiras. Na hora de passar no caixa p/ pagar, cadê que ele queria entregar o pacote pro vendedor??? Peguei outro pacote, p/ deixar aquele com ele. Paguei e, na hora de sair da farmácia, tive que tirar o pacote da mão dele p/ irmos embora. Ofereci até trocar pelo que estava na bolsa. Mas nada adiantou! Foi pirraça de se jogar no chão, berrar, chorar... Uma coisa horrorosa. Nessa hora eu percebi que, por mais que a gente saiba que nossos filhos um dia vão fazer isso, NÃO ESTAMOS PREPARADAS!! Eu morri de vergonha e fiquei totalmente sem saber o que fazer!! Bater não pode, já decidiram isso por nós. Se eu bato, me olham torto na rua. Confesso que vontade NÃO ME FALTOU! Pq até tapa no meu rosto Theo estava dando. Teve até puxão de cabelo. Um horror! Não bati! Me segurei. Depois dessa, ainda teve mais 3 episódios seguidos. Todos sem motivo! Engraçado que, embora as pessoas critiquem quem bate, elas estão ali, te olhando, esperando de vc uma atitude (mesmo que vc não faça idéia de qual tomar). Aqui em casa Theo mora no castigo. Mas, no meio da calçada de uma rua super movimentada, não tinha jeito de colocá-lo de castigo. Eu apertei tannnto o braço dele (minha forma de repeender sem que ninguém visse e me olhasse torto. rsrsrsrs), p/ conseguir contê-lo, que marcou. Mesmo depois de tudo que eu passei na rua, cheguei em casa morrendo de pena e me culpando! PQP!!

Enfim, tudo isso p/ contar que a mudança se dá DE REPENTE. Tudo tem seu início, certo?! Tudo tem sua 1ª vez. E o meu debut foi no meio do centro da cidade, numa tarde de quinta-feira. E depois disso, o show de horrores continuou... Aliás, continua!

Amo meu filho mais do tudo no mundo... Mas ele me irrita profundamente!! É muito, muito, muito irritante essa fase! Chata mesmo! E eu rezo todos os dias p/ que seja realmente SÓ UMA FASE! Pq é foda! Na terça tivemos encontrinho dos bebês e Theo ficou de castigo em pleno encontro. Bateu 2 vezes na Larissa, repreendi e coloquei de castigo. Ainda no castigo, deu um tapão na cabeça da Mariana (priminha dele). E aí???? O que eu faço numa hora dessas??? Ele já estava no castigo!!!! Não sei punir além de tapinhas na mão (o que é raro, mas já fiz), castigos e falar grosso olhando nos olhos. Nada disso resolve!! Ou, pelo menos, nada disso tem resolvido! HELP!!

Pesquisando, lembrei da tal fase conhecida como TERRIBLE TWO. Theo faz 2 anos daqui a 3 meses. Li que em cada criança ela se manifesta de um jeito e numa época. É comum ter início antes dos 2 anos e não só depois dos 2 anos completos (isso é lenda!). O tempo dessa fase tb varia, mas em média ela pode durar 6 meses. AFF!

Esses dois textos são bem legais e vale à pena a leitura p/ quem, como eu, está começando a ser desafiada por essa terrível "fase": Dican - Blog dos Especialistas e A Vida é Bella.

Lógico que já pensei em mil coisas, mas definitivamente, NADA mudou na nossa rotina por esses dias que pudesse desencadear essas atitudes nele. Realmente é dele e foi de uma hora p/ outra. O que me leva a crer que esse negócio de Terrible Two não é mentira... Alguém pode até ter "inventado", mas foi alguém que passava o mesmo perrengue que eu! Rsrsrs...

Beijinhos,
Bi

13 comentários:

Day Delphino disse...

Já estou tentando me preparar pra isso apesar da minha filha ainda ter 6 meses, mas tenho uma priminha que acabou de completar 2 anos e tb tá dando um trabalhão!
Bjus e boa sorte pra vcs!

Ah... o link da Dican não tá acessando!

Bibi Elias disse...

Day, acho que arrumei o link. Tenta de novo! Beijinhos

Júlia Cristina disse...

Ai ai.... eu estava lendo sobre essa fase ainda ontem... Amanda esta com um ano e oito meses... e tem tido dessas principalmente na hora de dormir...
Se faz no meio da rua... nem sei o que faço...

Força, calma... e respira fundo...
Pensa que todas maes passam por isso... e sobrevivem...
Tb conseguiremos.

Marcelly disse...

Bibi isso realmente é fase mesmo amiga, daqui a pouco passa !
Mas, olha vc tá fazendo certinho em colocá-lo de castigo e repreendê-lo sempre q ele fizer uma dessas, pq ele pode ser pequeno ainda, mas, com tempo ele vai percebendo q ele está errado !

Bjks e paciência viu !

Anônimo disse...

Bibi...

Vc esta certa em colocar de castigo. Mas por experiencia nao faça essa troca, vc me dá esse q eu te dou esse. Pq eles sao tao espertos que se nao das proximas vezes, vao querer sempre algo em troca.
Ele precisa entender q nao é nao. E apesar de ficar com dó, não se pode nunca apos o castigo falar muito meloso ou bonitinho. Tem q dar um gelo por um tempo, conversando normal.
Ai ele vai aprendendo que fecha o tempo quando ele faz coisa errado.
Tem que ter muuuuuuuuuita paciencia sim. E nao só nessa fase, mas pra sempre.
Meu sobrinho vai fazer 10 anos, e to tendo q ter muuuita paciencia na hora q ele vai fazer tarefa. Meu Deus, ta na fase da preguiça e de conversar muita abobrinha.
rsss

Boa sorte por ai.

Obs.: nao sei o q eu faria no seu lugar com essa birra no meio da rua. Acho q eu daria birra junto. rsss

Clau disse...

Oi Bianca, é complicado neh???
Sabe Bianca que o Pedro está com 14 meses e alguns dias se EU não faço o que ele quer na HORA ele pega e começa apertar meu Braço, minha perna, enfim o que estiver ao seu alcance... é chato isso pq eu como mãe não sei como agir, bater eu não bato, procuro falar firme com ele, dai ele choraaaaaaaaa muito, mas pelo menos está entendendo neh?

Já tentei colocar ele no cantinho para pensar (castigo) mas fiz isso umas 5,6 vezes seguidas e ele saia do lugar, dai fiquei pensando, achando que ele "ainda" não entende direito isso do castigo...

Bianca como vc falou o Theo começou a fazer pirraça a pouco tempo, mas desde quantos meses vc começou a coloca-lo de castigo (que ele começou a entender o que realmente é o castigo)se puder me dar dicas eu agradeço...

Um beijo, Theo está muito lindo!

Patty e Duda disse...

Amigaaaaaa... lendo o que vc escreveu passou taaaaantos filminhos na minha cabeça... Maria Eduarda tbm era tãooo simpática, tão boazinha, meiga, sorridente e hj tudo mudou... alias... faz alguns meses que tudo se transformou em pesadelo... tbm faz birras, bate em mim, puxa cabelo, grita, chora, esperneia... enfim... é um horror... ás vezes não consigo me controlar e caio no choro... mas o pai é bem firme (graças a Deus) e ela tbm vive no cantinho do pensamento (castigo)... pensei que ela estava assim por causa da escolinha... cheguei a ir lá pra conversar com a professora e sabe da maior??? Lá ela é a miss simpatia, abraça e beija todo mundo, brinca, é risonha, simpática, obediente... e em casa a coisa muda completamente... espero que seja só uma fase pq paciência tem limite... Eu e André tbm aderimos os "apertões" já que os famosos tapinhas não podem mais... E estou com viagem marca pra 05/06 pra Caldas Novas, vamos de avião e ficaremos em um Resort por 5 dias e já estou me torturando antes... fico imaginando as birras, as chatices, os choros no meio de todo mundo.... tô entrando em pânico antes de acontecer algo... espero estar sofrendo a toa e não me arrepender, pq últimamente nem tenho saído muito com ela pra não passar vergonha..rs. Beijos... amo vcs... e amiga... força pra gente e se Deus quiser isso vai ser "apenas um fase chata"...rsrs

Unknown disse...

Estou passando por isso tmb, meu filhote tá c/ 1 ano e 9m e ta sendo difícil.

Unknown disse...

Amiga, imagino o quanto é difícil, mas lendo, comecei a rir!! Imaginei cada cena e vi sua cara nelas,rsrsrs!! Poxa amiga, sempre falo tb que quando tiver meu filho ele não fará pirraça na rua. E, conhecendo a mãe que vc é, to vendo que não tem jeito não, mesmo educando direitinho, como vc faz. Amanhã estou chegando aí e quero ver se vai falar não comigo,rs. Brunna tá indo tb!!! Saudades!! Bjão

Sandrelle disse...

Amiga,
Por aqui estamos na mesma!!!! Ontem mesmo estava dizendo a Christian que a sorte de Léo é que ele é engraçado, porque senão só seria insuportável!!! Sei que parece horrível dizer isso, e obviamente o amo mais do que tudo, mas também temos que aprender a reconhecer os defeitos e limitações dos nossos filhos, não é mesmo?!
A única coisa que posso dizer é que realmente passa. Vejo isso hoje com Carol, que também teve uma fase beeem complicada, mas hoje está uma mocinha educada, lindinha, que cede pro irmão e para os amigos e que me obedece. Claro que ela ainda tem seus momentos, mas em quantidade bem menor.
Só que não dura só 6 meses não viu, sinto em dizer, vai além disso. Pelo menos aqui em casa, foi até os 3 anos bem completos, kkkkk!!
É isso, força, paciÊncia de Jó e amo, amor, amor!!!
Cheiro grande

Jackie disse...

Oieeeeeeeeeeeeeeee.... ppis é espero que essa mudança pro Davi seja ao contrário , elçe já é pirracento demais hauahuahauahhaahahuhaahu hj a minha postagem foi MATERNIDADE REAL ( BLOGAGEM COLETIVA) trata-se exatamente dessas coias, nunca é como na revista ahuahauahauhahauhau

bjus

Mamãe polvo disse...

Bia!
Saudades daqui, desculpa meu sumiço!!!!
Amiga, o terrible two existe sim!!!!
Luisa está como o Théo, e a mudança foi antes da Sofia nascer, então nem posso associar tanto. Mas claro que no meu caso, a chegada da irma contribui sim.
Que Deus nos ajude, nos dê paciência, rsrsrs...
E a vinda para Nikiti??? Tô esperando!
Beijos no Théo "terrível!", rsrsrs....

Lizy disse...

Tô passando por isso um mês já...e o Kaka ta com 1 ano e 8 meses ainda...só com muito maracujá viu, tem dias q ele tá ótimo, outros a gente já fala q ele acordou de tpm tensão pré manha...aff