sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Desfralde - Parte 1...

Quem acompanha o blog sabe que ainda não havia falado sobre o DESFRALDE por aqui. Simplesmente pq ele ainda não havia começado aqui em casa. Eu sempre conversei sobre o assunto com a pediatra do Theo e tb sempre li muito a respeito aqui na net (inclusive experiência de várias colegas de blog). Sempre fui a favor do desfralde só a partir dos 2 aninhos. Só que, qdo Theo fez 2 anos, estávamos em pleno inverno! A pediatra dele me recomendou esperar o tempo esquentar pra iniciar o processo de desfralde.

Como eu não costumo ter pressa no que diz respeito às etapas do Theo, esperei pacientemente e sem neuras. Mesmo qdo as pessoas me perguntavam se ele AINDA usava fralda OU qdo alguma mãe super-hiper-mega-poli-ultra mais descolada que eu com filho mais esperto que o meu ainda vinha me contar que "Noooooossa, meu filho desfraldou com menos de 1 ano!". Enfim, meu filho não é prodígio, nem mutante, ele é uma criança normal que não pula etapas (graças a Deus!) e que tem a sua hora pra tudo.

Foto de ontem! 1º xixi no peniquinho!
 
Voltando! Ontem, dia 06/10, eu finalmente resolvi iniciar o processo de desfralde do Theo. Descobri que paciência é regra! Não tem como dar certo se a gente não for tolerante! E mais, insistência tb é palavra de lei! É andar atrás messssmo e perguntar o tempo todo: "Filho, vc quer fazer xixi? Filho, vc quer fazer cocô? Filho, vc não está de fralda, hein?! Filho, qdo quiser fazer xixi tem que chamar a mamãe!". Ser paciente e insistente! E lembrar que criança aprende tudo muito rápido, então, por mais desgastante que seja pra nós esse processo (sim! pq obviamente vamos limpar alguns xixis pelo meio da sala e vamos ter mais roupas pra lavar!), ele é só uma etapa que, como todas as outras, vai passar.

Como eu disse antes, sou muito sem pressa! Comecei a deixá-lo sem fraldinha durante o dia, mas nos soninhos da tarde e da noite, e saídas de casa, fraldinha nele! Uma coisa de cada vez! Ontem foi um sucesso! E hj tb está sendo, até agr. Já fez seu cocô matinal devidamente sentadinho no peniquinho! Lindão!

Qto à escolha do Penico x Redutor de Assento Sanitário, embora prefira o 2º, acabei ficando com a 1ª opção. Theo ainda tem medo do vaso. Na verdade, não é medo, é insegurança. Então, mais uma vez, preferi não forçar, nem pular etapas. Logo, logo, mudamos para o redutor sem maiores traumas!

Foto de hoje de manhã! 1º cocô no peniquinho!
(Detalhe: segurando meu iPod! Hahaha...)

Uma coisa que eu percebi é que Theo se incomoda em ficar só de shortinho. Ele gosta de cuequinha! Ele reclama qdo o "pilulú" fica soltinho esbarrando na costura da roupa, então, aqui aderimos ao uso de cuequinhas por baixo da roupa. E, em dias mais quentes, ele provavelmente ficará só de cuequinha!

Conforme formos progredindo no assunto, volto aqui pra contar!! =)

PS.: Gente, só pra lembrar, eu sempre respondo os comentários no próprio post, tá?! Se vc perguntou, a resposta está lá! Já os emails eu respondo por email mesmo! =)

Beijinhos,
Bibi

5 comentários:

Marcelly disse...

Sabe q têm q ser assim mesmo né Bibi, sem ficar apressando, no tempo do pequeno mesmo e assim, aos pouco ele vai acostumando !!!

Bjo !!!

Amanda Andrade disse...

Ai Bibi! Que coisa mais linda, fofa e gostosa o Théo esta.
Concordo, que ter paciência é a melhor alternativa. Passa realmente muito rápido as fases.
A minha experiência com desfralde dos meus 2 filhos foi MARAVILHOSA.
No tempo deles!!!
Umas pouquissímas semanas limpando o chão e já estavam sentadinhos no vaso.

Amanda Andrade disse...

Uma coisa chata que acontece comigo é o xixi na rua....rsrsrs
O Lucas(esta com 3 anos)ainda não faz xixi em pé no vaso(não da altura)e qdo estamos na rua ele quer sentar tb.Dependendo do lugar, com banhheiro muito sujo, nem forrando o vaso. É um sofrimento!!! rsrsrsr
Siga firme e mais um vez o Theo esta liiiiiiindo!
Bjs, Amanda

Thania disse...

Sabe o q eu mais amei no seu post? sua sinceridade...rs..
Pq né, aquele bando de mãe CHATA dando pitaco q o filho dela dsfraldou com 3 meses (rsrsrs) cansa os pacová!
Vc teve seu tempo, e nao ia desfraldar o menino num friozão de doer só pq ele estava com 2 anos cravados! Nao né!
Vc foi sensata (e sempre é) e soube o q fazer e como fazer..adorei! Por isso esta sendo o sucesso q esta sendo!

Alias, essa é uma das estapas q eu mais tenho medo..rs
Mas vc deifiniu tudo bem definido. Criança aprende rapido e somos nós, os adultos, q nos desgastamos e muitas vezes, a toa!
Isso vai acabar rolando mesmo, criança é inteligente e não curte ficar mijado ou cagado e OBVIO vai acabar aprendendo isso!

ADOREI!

Bjs

(Bi passo sempre aqui, vou me explicar...rs...mas nunca comento pq??? simplesmente nao entendo PATAVINAS de maquiagem essas coisas DELICIOSAS q vc posta! Sou o tipo de mulher, sempre fui, q vive de cara lavada...rs...e pra achar um misero batom aqui em casa, olha, tem q procurar muito viu...rs...e é capaz de achar ele estragadão ja! Vai vendo...rs...mas eu adoro seu blog, seus posts, vc e o Theo e acabo comentando posts assim como esse, q eu entendo um pouco mais pra nao falar asneira...! rsrsrsrs)

Família Iki disse...

Oi Bibi.
Ele esta lindo, sentadinho no peniquinho então um fofo!
Beijinhos
Paula e Isa